Encontros de Outono estão de regresso a Famalicão
28/10/2013

Os Encontros de Outono estão de regresso a Vila Nova de Famalicão. A Casa das Artes volta a receber mais uma edição do evento, desta vez a décima sexta, nos dias 22 e 23 de novembro. O professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Fernando Catroga, os historiadores Fernando Rosas e Luís Farinha e o General Pezarat Correia, da Universidade de Coimbra, são alguns dos nomes que integram o grupo de conferencistas que participam no colóquio deste ano, que tem como temática “Violência e Poder Político: 1910-1974”.

O evento conta com a participação de mais de uma dezena de professores, historiadores e investigadores das várias universidades portuguesas. A iniciativa organizada anualmente pelo Museu Bernardino Machado, em colaboração com a Câmara Municipal de Famalicão, tem vindo a conquistar um lugar de destaque no panorama cultural português, com particular incidência no meio académico. O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha refere que “este é já um evento de renome, que muito prestigia Vila Nova de Famalicão, e que cada vez mais se assume como um acontecimento de referência no circuito cultural nacional”.

Paulo Cunha, que vai participar na sessão de abertura do evento juntamente com o Coordenador Científico do Museu Bernardino Machado, Norberto Cunha, reconhece ainda a importância da temática escolhida para o colóquio deste ano, que, como refere, pretende “traçar uma análise e trazer a debate as várias ‘lutas’ travadas pela sociedade portuguesa na conquista dos seus direitos e da sua liberdade coletiva e individual”.

Recorde-se que os Encontros de Outono já se realizam desde 1988 e em debate já estiverem, entre outros, temas como “A Agricultura Portuguesa”, “A I República nos Municípios Portugueses”, “As Eleições” e “A Guerra e a Paz entre as Nações”. A inscrição é gratuita, dando direito a Certificado de Participação. Os interessados podem efetuar inscrição e consultar o programa completo da iniciativa no site do Museu Bernardino Machado, em www.bernardinomachado.org

Comentários
Deixe aqui o seu comentário
Título:
Comentário: