"Era uma vez uma cidade"
30/11/2017

ERA UMA VEZ UMA CIDADE…

 
A Torre de Menagem é quase só o que resta do antigo castelo da cidade. Localizada no ponto mais elevado do planalto em que assentava o burgo medieval, estava integrada numa fortificação reforçada com cinco torreões. 
Será ali, no núcleo do antigo castelo de Braga e baluarte mais evidente da nossa história comum, que vamos inaugurar um núcleo interpretativo da história de Braga, devotado ao público escolar mas alargado à compreensão de todos os bracarenses. Intitulada “Era uma vez uma cidade” esta exposição propõe uma versão ilustrada da história, protagonistas e evolução urbana de Braga, através do talento esclarecido do bracarense César Figueiredo. 
Mais de oitenta ilustrações, distribuídas ao longo de quatro pisos, vão permitir um inédito percurso pelos dois mil anos de história da cidade de Braga.
De acesso livre gratuito, este projeto será o ponto de partida para um itinerário por todos os monumentos e núcleos museológicos bracarenses.
 
Era uma vez uma cidade através da ilustração histórico-arqueológica
O projeto de ilustração científica realizado para o Núcleo Interpretativo da História de Braga é em muitos aspetos um trabalho pioneiro no contexto português, logo a começar pela abordagem diacrónica e pelo volume de imagens criadas. Será dada pela primeira vez a capacidade de visualização da evolução da cidade, desde a sua fundação até ao passado “recente”, bem como de muitos monumentos e espaços urbanos que sofreram inúmeras alterações até aos nossos dias. Este projeto resume de uma forma geral o conhecimento científico que se tem da história da cidade de Braga ao longo das várias épocas.
César Figueiredo
Comentários
Deixe aqui o seu comentário
Título:
Comentário: