Guimarães Jazz 2020
06/11/2020
As circunstâncias em que se realizará a vigésima nona edição do Guimarães Jazz serão especialmente exigentes tendo em conta o estado excecional de emergência determinado pela pandemia que atingiu o mundo no início de 2020 e que, desde então, tem provocado alterações radicais no modo de organização da sociedade.
 
Na sequência das novas medidas de combate à pandemia de COVID-19, A Oficina irá realizar os concertos da 29ª edição do Guimarães Jazz com horários de apresentação antecipados, de forma a permitir que o público possa cumprir o seu dever cívico de recolhimento, garantindo a oferta cultural programada e seguindo todas as regras e recomendações de segurança da Direção-Geral da Saúde e das várias entidades competentes. Neste sentido, os concertos programados para os fins de semana terão início às 19h00 e nos dias úteis o começo acontece às 19h30. A única exceção acontece no dia 15 de novembro, domingo, com o concerto do Projeto Big Band da ESMAE / Guimarães Jazz a iniciar-se às 16h00.
 
Perante um cenário de grande incerteza, o Guimarães Jazz encara o presente contexto como uma oportunidade para o festival descobrir novos pontos de vista sobre o jazz que possam ir de encontro às expetativas e desejos dos artistas e do público. Assim sendo, o programa é centrado sobretudo em projetos que envolvem músicos portugueses e alguns músicos estrangeiros a residir em Portugal (a única exceção será a Radiohead Jazz Symphony, um conjunto de seis músicos holandeses dirigidos por Reinout Douma e que atuará em conjunto com a Orquestra de Guimarães), um formato que permite um olhar mais alargado do que o habitual sobre o panorama musical nacional e que é, ao mesmo tempo, uma forma de catalisar novas colaborações e suscitar diferentes aproximações artísticas.
 
A impossibilidade de realizar os workshops e as jam sessions em condições que permitam cumprir as suas funções pedagógicas e conviviais (importantíssimas em eventos com esta natureza), obrigou a uma adaptação do festival mas, na ponderação do balanço entre as vantagens e as desvantagens deste formato temporário, prevaleceu a ideia de que a linha de força mais importante do Guimarães Jazz é a aceitação dos desafios do tempo, inventando soluções que lhe permitam alargar horizontes, e que essa será, no contexto altamente insólito em que atualmente vivemos, a melhor forma de honrar o património de resistência e de luta pela liberdade inscrito na memória genética do jazz.
 
 
ASSINATURA DO FESTIVAL
 
45,00 eur (acesso a todos os concertos)
 
Preços com desconto (c/d) Cartão Jovem, Menores de 30 anos e Estudantes
 
Cartão Municipal de Idoso, Reformados e Maiores de 65 anos Cartão Municipal das Pessoas com Deficiência; Deficientes e Acompanhante
 
Sócios do Convívio Associação Cultural
 
Cartão Quadrilátero Cultural_desconto 50%
 
VENDA ONLINE
 
 
 
 
VENDA FÍSICA
 
Centro Cultural Vila Flor
 
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
 
Casa da Memória de Guimarães
 
Loja Oficina
 
Lojas Fnac, El Corte Inglés, Worten
 
Entidades aderentes da Bilheteira Online